-

* Ministro do Japão diz que idosos devem se apressar e morrer.

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na última segunda-feira (21)  que deve ser permitido o idoso "apressar-se e morrer" em vez de custar dinheiro do governo para cuidados médicos para o "fim de vida", de acordo com a AFP.

Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria dito seu ponto de vista durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. "Deus nos livre se você é forçado a viver quando você quer morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que está tudo pago pelo governo", completou. "Isso não vai ser resolvido, a menos que você deixá-los se apressar e morrer", disse ele.

"Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente", argumentou Aso acrescentando que ele havia deixado instruções escritas que sua vida não é prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele se referiu como "povo tubo" ao falar de pacientes que não conseguem se alimentar.
 
Repercussão
 
Depois do discurso de segunda-feira, ele tentou recuar, insistindo que ele só tinha falado sobre seus desejos pessoais quando disse que o idoso deve morrer rapidamente. "Eu disse o que eu, pessoalmente, acredito, não o que o sistema de cuidados médicos "fim da vida" deve ser, disse ele a repórteres. Aso ainda afirmou que "é importante que você passe os últimos dias de sua vida em paz".
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »