-

* Setor de regulação do Samu deverá ser centralizado na capital do Estado.

Informação prestada pelo médico Walmilson Braz, membro do corpo técnico da unidade regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Vale do Açu, dá conta que a centralização do setor de regulação de tal prestação de serviço, em Natal, deverá se configurar na principal novidade do órgão para este exercício. Ele crê que tal transformação vai se observar ainda neste primeiro quadrimestre.
 
"A principal perspectiva para este ano é a unificação da regulação do Samu", reiterou o profissional médico. "Hoje esta regulação é localizada em Assú, e o Samu está passando por uma reestruturação em nível de todo o Estado, onde a regulação será única (...) que será em Natal", observou Walmilson Braz, ex-secretário municipal de Saúde da Prefeitura de São Rafael. Na visão dele, tal procedimento otimizará a atuação do Samu.
 
Ele explicou que as bases do Samu espalhadas pelo interior do Estado permanecerão, mas na condição somente de unidades intervencionistas. "Desta forma todo o gerenciamento do Samu estará localizado na capital do Estado", reforçou. O médico do Samu no Vale do Açu disse crer que este modelo possa começar a ser adotado experimentalmente já a partir do mês de fevereiro que se aproxima.
 
Walmilson Braz expôs um balanço positivo do primeiro ano de efetividade do Samu na região. "Sem dúvida houve o crescimento e o aprimoramento do serviço em todo o Vale do Açu", opinou o médico. Para ele, o órgão tem dado uma importante parcela de contribuição ao empenho que se tem buscado dar no sentido de melhorar a qualidade do setor de saúde pública aos usuários no campo da urgência e da emergência.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »