-

* Caraúbas festeja os 145 anos da sua emancipação política.

Caraúbas é derivado da existência de uma densa mata povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) – árvores de casca amargosa e folhas amarelas, situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.

Ainda hoje existem diversas caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outros locais da cidade.

Conforme Manoel Jácome de Lima (1958), diz que sobre a origem do nome de Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu:

“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”

O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.
Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.

Fundação

O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso município atendendo um convite do tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma fazenda de gado.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Blog: Hoje Caraúbas completa 145 anos da sua emancipação política, uma história de luta, conquistas e vitórias.

Parabéns a todos dos os municipes!

Viva a terra das caraubeiras...
05 DE MARÇO DE 1868 - 05 DE MARÇO DE 2013.
[Jara1655[5].jpg]k
Cidade maravilhosa...
Oh, cidade de filhos ilustres...  


PARABÉNS CARAÚBAS PELOS SEUS 145ANOS
05 DE MARÇO DE 1868 - 05 DE MARÇO DE 2013.
Parabéns!
Histórico: Site oficial de Caraúbas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »