-

* Dicas de saúde...

Cuidar da saúde é se prevenir: escolher com cuidado o que se come, quais exercícios realiza e o que faz para se manter mais saudável.

Por isso, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, listamos os principais exames que toda mulher precisa realizar para garantir seu bem - estar:

Exame das mamas:

Na consulta regular, o médico observa visualmente o colo do útero, com toque e palpação dos órgãos reprodutores e das mamas, procurando por doenças e infecções, corrimentos anormais, nódulos e outros problemas. Toda mulher com mais de 20 anos e com vida sexual ativa, deve realizá-los pelo menos uma vez ao ano.

 Mamografia

Principal forma de detecção precoce do câncer de mama, a mamografia (espécie de raios-X das mamas e de parte das axilas), é o único capaz de diagnosticar lesões pequenas, mesmo quando essas ainda não são palpáveis.

Papanicolau

O famoso Papanicolau é o exame preventivo que pode identificar a doença. Ele deve ser feito pelo menos uma vez por ano, a partir dos 18 anos (ou da primeira relação sexual) e até os 65 anos, em média.
O exame identifica as células do colo do útero alteradas pelo HPV, ou vírus do papiloma humano, que podem se transformar em lesões e, conseqüentemente, em câncer.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »