-

* Ibope: Intenção de voto para a reeleição de Dilma à presidência vai de 53% a 60%.

A 18 meses da próxima eleição para a Presidência da República, partidos políticos já deram início às articulações para escolha dos seus representantes. Sem candidatos definidos oficialmente, mas com nomes já tidos como certos na disputa, o IBOPE Inteligência realizou, a pedido do Jornal O Estado de S. Paulo, a sua segunda pesquisa nacional de intenção de votos para 2014.

No levantamento, realizado entre os dias 14 e 18 de março, Dilma Rousseff aparece à frente dos demais candidatos em todos os cenários propostos, ganhando já no primeiro turno nas menções estimuladas. Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não apresenta opções de candidatos para os eleitores, a atual presidente atinge 35% das menções, um recorde quando considerado o tempo que ainda falta para as eleições.

Depois, com percentuais bem mais baixos de intenção de voto, aparecem Lula (12%), José Serra (4%), Aécio Neves (3%), Marina Silva (2%), Eduardo Campos (1%) e Joaquim Barbosa (1%). Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos, 34% nesse contexto. Em novembro do ano passado, na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE, Dilma obteve 26% das intenções de voto na pergunta espontânea, enquanto Lula alcançava 19%. Na época, os demais candidatos apresentaram os mesmos percentuais alcançados nesta pesquisa.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »