-

* Período de reflexão e renovação para os cristãos.

O mundo católico celebra hoje a Páscoa. A festa principal cuja mensagem remete a paz e transformação, relacionada com a Ressurreição, o despertar para uma Vida Nova, a Renovação da fé, dos costumes e das atitudes diante do universo.

Para o padre Severino Claudino, pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, o período simboliza toda a doutrina católica, culminando com a grande celebração nesse dia considerado tão importante para a religião.

"É um momento de profunda reflexão, em que temos a certeza de vivermos com serenidade, superando os momentos difíceis, sempre lembrando como deve ser a vida na ressurreição, esse é o nosso destino", afirma o padre.

Segundo Severino Claudino, os dias que antecedem o domingo de Páscoa também são repletos de simbolismo e importância para a Igreja Católica. "Entre a quinta e o sábado tivemos o tríduo pascal, em que na quinta temos a instituição da eucaristia, na sexta revivemos o drama, a morte e crucificação de Jesus, e no sábado celebramos a ressurreição a partir da vigília pascal", destaca o pároco.

Tradição dos ovos e coelhos de chocolate simboliza a vida

Apesar do nome Semana Santa e de todo o simbolismo que envolve a data, quando fala-se em Páscoa, a data remete imediatamente ao ritual pagão dos ovos e coelhos de chocolate. Há muitos séculos, essa tradição existe e para muitas culturas o ovo simbolizava o começo do universo. Os historiadores acreditam que essa tradição, no entanto, tenha se iniciado na China.
No país, a população antiga costumava presentear amigos e familiares com ovos de pata para celebrar a vida que se origina dele. O costume passado de geração a geração se expandiu entre os povos e foi adotado pelos cristãos. Mas os ovos de chocolate, como se conhece hoje, só começaram a surgir no século XVII. Para as diversas religiões cristãs, o ovo é símbolo da ressurreição e por isso tem grande importância na Páscoa.
Já o coelho está associado à vida, por simbolizar a fecundidade. No Brasil, a tradição do coelho e dos ovos de Páscoa data do início do século XX e trazida, em 1913, por imigrantes alemães.
O mossoroense.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »