-

* Conta de luz vai subir 3,42% no RN.

O potiguar vai pagar mais caro pela energia elétrica, ao contrário do que propunha o governo federal. Um reajuste médio de 3,42% na tarifa residencial foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (22). A indústria, considerada consumidora de alta tensão, também pagará mais pela energia no Rio Grande do Norte (+7,33%). 

O reajuste, segundo a Aneel, foi motivado pela elevação dos custos com a aquisição de energia por parte das empresas concessionárias. Com a queda do nível dos reservatórios em todo o país - em função da seca - o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena e controla a geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, foi obrigado a acionar as usinas térmicas - que geram energia mais cara.

Só as térmicas da Grande Natal - a Potiguar 1 e 3 - despacham energia a R$ 1.006,71 o megawatt/hora. O valor é o terceiro maior entre o praticado pelas 31 usinas térmicas em operação no país. Custo extra, que segundo a Aneel, precisa ser ‘rateado’ entre todos os consumidores do país. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »