-

* Após 23h de votação, Câmara aprova MP dos Portos.

A MP dos Portos, finalmente, está aprovada. Restando pouco mais de uma hora para o início da sessão do Senado Federal que deve analisar a MP, nesta quinta-feira (16), os deputados aprovaram a redação final do texto, após 23 horas de sessão na Câmara. Agora, os senadores terão menos de 14 horas para votar a medida provisória. 

A medida provisória 595/2012, que ficou conhecida como a MP dos Portos, estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento de terminais em portos públicos para a iniciativa privada. A Lei dos Portos, que está em vigor desde 1993, determina que ganha a licitação para arrendamento de um terminal portuário a empresa que pagar o maior valor pela concessão. Com a MP, passa o critério definido é o de "maior eficiência com menor tarifa", ganhando a licitação a empresa que oferecer a maior movimentação possível de carga pelo menor preço por tonelada.

Segundo o Governo, a MP tem o objetivo de de ampliar os investimentos privados nos terminais e, com isso, proporcionar a modernização das estruturas, diminuindo os custos de logística e melhorando condições de competitividade. Contudo, após a aprovação da Câmara, cabe ao Senado seguir com o trâmite da matéria.

Na votação pelos deputados, o quórum de 257 deputados para a aprovação da redação final do texto só foi atingido hoje pela manhã. O presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), iniciou a Ordem do Dia da 10ª sessão extraordinária destinada a votar a MP por volta das 7h10. O texto, que estabelece novas regras para as concessões de portos públicos e autorizações de terminais privados, vence no fim desta quinta-feira (16)).

Após as 23 horas de discussões, caberá aos senadores a análise da matéria. A sessão do Senado já estava previamente agendada para começar às 11h.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »