-

* Governo vai pagar bolsa para estudantes pobres de universidades e institutos federais.

O governo federal vai pagar bolsa auxílio de R$ 400 para estudantes de universidades e institutos federais que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoal e façam cursos com média de 5 horas diárias de aula. Índios e quilombolas ganharão mais, R$ 900.

Segundo o governo, o Programa Nacional de Bolsa Permanência tem o objetivo de garantir que os alunos com dificuldades financeiras não deixem de concluir o ensino superior. "Em algumas áreas, como o mercado de trabalho está muito aquecido, os alunos acabam abandonando a faculdade para ir trabalhar mais cedo, o que não interessa ao Brasil", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O ministério estima que o pagamento começará a ser feito em junho, após credenciamento dos alunos. O valor da bolsa será repassado mensalmente, por meio de cartões do Banco do Brasil. Segundo o ministro, o uso do cartão trará transparência e agilidade. "É um novo padrão de administrarmos bolsas", disse.

A bolsa será concedida por um período de até um ano a mais que a duração oficial da graduação. Isso quer dizer que se um aluno levar seis anos para concluir um curso que dura cinco anos, ele receberá o auxílio durante todo o período.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »