-

* Meteorologia da EMPARN registra fortes chuvas.

As instabilidades com formação local sobre o Leste da região Nordeste causam chuvas de forte intensidade no litoral do Rio Grande do Norte nas últimas horas, segundo os registros dos pluviômetros da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

As águas mais quentes do que o normal no Oceano Atlântico próximo do litoral leste do Nordeste, associadas à presença de uma frente fria sobre o Sul do Estado da Bahia, e à presença do fenômeno La Niña (água mais fria do que o normal no oceano Pacífico), favoreceram a formação de chuvas de forte intensidade sobre a faixa litorânea leste do Nordeste.

As chuvas se concentraram durante a madrugada, com os maiores índices ocorrendo entre a 1h e 3h, com forte influência da brisa. O valor registrado na Estação Climatológica da UFRN foi de 125,6mm, maior valor já registrado em todo o período de monitoramento em Natal, iniciado em 1910. Com relação à média mensal, que é de 54,7mm, setembro de 2013, em apenas quatro dias já acumulou o valor de 132,8mm.

No litoral Sul do Estado, no Município de Senador Georgino Avelino a chuva registrada nas últimas 24 horas foi da 216,6 mm, maior índice registrado pela EMPARN. Boas chuvas também foram registradas nas regiões do Agreste e Borborema Potiguar, influenciadas pelo vento de sudeste.

Para as próximas horas de hoje (04/09/2013), as instabilidades que provocaram as fortes chuvas no litoral se deslocarão para o interior, perdendo força. Com isso, o tempo continuará parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas sobre a faixa leste. No interior, pancadas de chuvas deverão ocorrer nas regiões Agreste e Seridó.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »