-

* MP quer mais rigor contra a infidelidade partidária.

O Supremo Tribunal Federal vai debater a fidelidade partidária. O parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que considerou infidelidade partidária o fato de um detentor de mandato deixar a legenda pelo qual foi eleito e ingressar em partido recém-criado, trouxe uma nova discussão sobre o tema. 

O entendimento do chefe do Ministério Público Federal foi exposto no processo em que o PPS questiona no Supremo Tribunal Federal o mandato de um deputado federal que trocou a legenda pelo PSD, quando foi criado em 2011.

Embora seja apenas um parecer, o posicionamento do procurador já deixa os líderes políticos em incertezas. Afinal, se o STF conferir procedência ao entendimento trará repercussão em todo país.

No parecer emitido, Rodrigo Janot foi crítico na criação de novos partidos que, segundo ele, muitas vezes representam meros arranjos da política-eleitoral. Mas ele ponderou que não se pode ignorar que a criação de um partido “não raro significa apenas reflexo da conveniência eleitoral momentânea de um grupo de mandatários do povo”.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »