-

* Senado aprova regra para criar novos municípios com a maioria em estado de miséria.

O senado aprovou ontem (16) novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. 

O projeto, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado com 53 votos a favor, 5 contrários e 3 abstenções.

As novas regras vão possibilitar a criação de quase 200 municípios pelo país afora. Unidades federativas que vão se somar a 5.570 municípios já existentes.

A proposta aprovada ontem no Senado é, no mínimo, inoportuna, porque a maioria dos municípios brasileiros está quebrada, não tem dinheiro para pagar a folha de servidores e para bancar os serviços básicos de saúde, educação e de assistência social à população.

A criação de quase 200 municípios vai dar ensejo a uma série de gastos com a estrutura da prefeitura, nova câmara municipal e milhares de cargos públicos. Isso sem falar na corrupção que se abre para inúmeros esquemas arraigados na gestão pública brasileira.

A proposta aprovada no Senado é inoportuna também porque a União está cheia de recursos e os estados e municípios estão pobres. Se faz urgente a discussão em torno de um pacto federativo, que possa redifinir direitos e obrigações dos entes federados. Essa repactuação é a coisa mais urgente que a classe política deve desencadear em Brasília. Mas o governo federal não se mexe, faz que não é com ele.

A criação de novos municípios se mostra inoportuna porque os prefeitos do Rio Grande do Norte vão reunir deputados e senadores na próxima segunda-feira no movimento intitulado SOS Municípios, em solenidade no América, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e, talvez, do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Como podemos criar novos municípios se a maioria existente hoje vive em petição de miséria?? Como??

O Brasil não precisa de novos municípios. Precisa rediscutir o Pacto Federativo.

Criação de município só serve para atender político que deseja virar coronel.
Texto de Diógenes Dantas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »