-

* Governo retoma obras de transposição do São Francisco em ritmo lento.

A presidente Dilma Rousseff disse ontem em Fortaleza que a obra de transposição do São Francisco “está andando”. Na prática, contudo, o cenário é outro: rachaduras, remendos, mato e trabalhos em ritmo lento. A reportagem da Folha de São Paulo percorreu nesta semana os dois canais da obra –o leste e o norte. Encontrou placas de concreto rachadas sendo remendadas, em vez de substituídas por novas peças.

A transposição ganhou recentemente contornos eleitorais. O presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) exibiu trechos abandonados no programa nacional do partido, o que levou Dilma a cobrar a aceleração das obras. Ontem, em Fortaleza, a presidente se referiu à obra mesmo sem ser questionada.

“Também a interligação do São Francisco [está andando] antes que você fale para mim que a interligação está parada”, afirmou a jornalistas. A conclusão, prevista inicialmente para 2012, foi remarcada para dezembro de 2015. A construção dos 477 km de canais é a mais cara ação federal de combate aos efeitos da seca no Nordeste.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »