-

* Representantes dos agentes de saúde se reúnem com a prefeitura para tratarem sobre o piso salarial.

Na manhã desta terça-feira (12), os representantes da categoria dos agentes municipais de saúde se reuniram com a administração municipal no intuito de discutirem a questão do piso salarial nacional da categoria. O piso dos agente de saúde entrou em vigor no mês de junho, e gestão municipal e a categoria vêm dialogando para entrarem em um consenso de quando iniciar o pagamento devido aos servidores.

Representando a categoria, estiveram presentes o vice-presidente do SINDAS (Sindicato dos Agentes de Saúde), Canindé Quirino, acompanhado de Sérgio Verton e Carlos Alexandre, diretor socioeconômico e o diretor de eventos, respectivamente, além da comissão representada pelos próprios agentes da cidade. Já a frente da prefeitura municipal, o Secretário de Saúde, Fabrício Tavares, o Procurador do Município, Marcelo Fernandes, e o atual contador, André Viana.

A categoria reforçou o pedido do reajuste, tendo em vista seus direitos dentro da lei, dando a proposta de ser iniciado seu pagamento a partir do mês de setembro deste ano. Já a administração municipal solicitou um prazo para analise legal e financeiro, com isso adotar a medida sem grandes problemas, remarcando um novo encontro com a comissão para o próximo dia 26 de agosto.

Segundo André Viana, é necessário fazer um estudo no orçamento financeiro municipal, avaliando os custos com a folha de pagamento do órgão gestor, com muita atenção na Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o poder executivo de ultrapassar os 54% do montante repassado pelo FPM (Fundo de Participação do Município). Destacou que o município têm muitos servidores em toda a esfera administrativa, e os aumentos salariais sempre são complicados diante das constates quedas do repasse federal.

Falando sobre benefícios salariais, o secretário Fabrício Tavares destacou a recente aprovação da gratificação feita através do PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, onde os servidores da saúde receberam em data retroativa valores referentes a sua produtividade mensal. O repasse também é investido em estruturação das equipes de saúde, porém, Por decisão da administração municipal, o repasse terá grande parcela destinada para os servidores, uma forma de reconhecer e estimular a produtividade de seus funcionários que diariamente se esforçam para atender o restante da população.

“Nossa vontade é de iniciar o pagamento devido à categoria dos agentes o quanto antes, porém temos que avaliar as questões legais e nosso planejamento financeiro deste ano”, destacou o Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, que esteve ausente devido outro compromisso na zona rural da cidade.
Membros da municipalidade.
Agentes de Saúde.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »