-

* Campanha de Vacinação Antirrábica tem seu início em Caraúbas.

A Campanha Antirrábica teve seu início em Caraúbas/RN nesta terça-feira, 23, e terá duração até o dia 03 de Novembro. Em sua primeira etapa, estão sendo vacinados os animais domésticos da zona rural, na zona urbana a campanha só terá início a partir de 14 de outubro. A previsão é de 3.449 cães e 1.654 gatos vacinados neste ano. A campanha é uma realização da Prefeitura Municipal, através da secretaria de saúde.

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença.
 
Os principais sinais clínicos da raiva são: mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. É importante salientar que nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. No caso dessa doença, ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando. Animais intoxicados por alguns tipos de venenos (inseticidas, etc.) ou muito estressados também podem salivar abundantemente, mas sem qualquer relação com a raiva.
Campanha contra raiva.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »