-

* Pós campanha: Mantega sinaliza novo aumento da gasolina neste ano.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a sinalizar nesta terça-feira que a gasolina terá um novo aumento ainda em 2014. Ao ser perguntado por jornalistas sobre se os combustíveis terão um reajuste, ele afirmou que isso ocorre todos os anos. E ao ouvir que os preços da gasolina já subiram uma vez em 2014, ele disse:

— Todo ano pode haver um ou dois aumentos de gasolina. Não tem regra fixa.

O possível reajuste seria o primeiro deste ano. O último ocorreu em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou um aumento de 4% no preço da gasolina e de 8% no de diesel. Na ocasião, a alta foi avaliada como insuficiente para aliviar a pressão sobre o caixa da estatal, que precisa importar combustível para atender o mercado interno.

O ministro também fez questão de afirmar que a economia não está em recessão. Ele criticou as propostas econômica da candidata à Presidência, Marina Silva (PSB).

Segundo Mantega, alguns indicadores do terceiro trimestre, como a produção industrial, já mostram que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) vem reagindo. A atividade econômica teve retração nos dois primeiros trimestres de 2014, o que caracteriza uma recessão técnica.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »