-

* RN contabiliza 635 negros mortos, 33 idosos, 8 crianças e 8 crimes de caráter homofóbico no ano.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais registrados neste ano no Rio Grande do Norte resultaram nas mortes de oito crianças, 33 idosos, e 653 negros. Os CVLIs também registraram oito mortes consideradas de caráter homofóbico, onde figuram como vítimas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Para o especialista em Gestão e Segurança Pública, com atuação junto ao COEDHUCI, Ivênio Hermes, o cenário é preocupante. “Nas últimas semanas temos observado uma onda de ‘assassinatos temáticos’, cada um evidenciando um seguimento ou uma minoria vitimizada. Primeiro foram crianças e idosos, depois vieram pessoas do seguimento LGBT”, aponta ele.

Segundo o estudo elaborado por Hermes, que teve parte repassada à reportagem esta semana com exclusividade e que terá a íntegra divulgada até o final do próximo mês, as ditas minorias onde mais se percebe uma “maioria” de assassinatos são os jovens e crianças. “Os jovens representam 45% de todas as vítimas de assassinatos no Rio Grande do Norte”, detalha trecho do levantamento. O estudo do Conselho Estadual de Direitos Humanos também aponta que os Crimes Violentos Letais Intencionais neste ano no Rio Grande do Norte vitimaram oito crianças e 33 idosos.

De acordo com dados do levantamento, do total de casos, dois foram em Mossoró; e Natal, Parnamirim, São José do Mipibu, Currais Novos, Santana do Matos, e Macau notificaram um caso cada. “Outra situação recorrente no Rio Grande do Norte são os ‘abortos letais intencionais’, onde algumas genitoras assassinam os bebês e os enterram em covas rasas, lançam em rios ou descartam nos lixões”, pontua outro trecho do estudo, fazendo referência também aos quatro fetos ou recém nascidos que figuram entre as oito mortes de crianças em 2014.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »