-

* Robinson pode convocar extraordinariamente assembleia para resolver pepino da folha.

Se o Governo Rosalba não sabe de onde tirar dinheiro para pagar a folha de dezembro, a equipe de Robinson sabe menos ainda. O novo gestor poderá, inclusive, incluir o projeto de lei que prevê a fusão dos fundos previdenciários, entre as matérias-objeto de uma convocação extraordinária da Assembleia Legislativa. Além da folha em atraso, o novo governador poderá ainda ter que conseguir um valor maior do que os R$ 453 milhões da folha, visto que, a Constituição do Estado prevê que, quando o governador atrasa o pagamento dos servidores, deve fazê-lo com correção monetária.

O coordenador da equipe de transição de Robinson, Fábio Dantas, disse que a equipe ainda não definiu de onde o governo poderá tirar recursos no próximo ano, até que assuma o estado. “O novo governo só saberá o que fazer quando souber o que de fato acontece. O que sabemos é o que pontualmente nos é passado. Mas que o estado não tem recursos para a folha, isso já sabíamos”, relata. Segundo conta, a expectativa era de que o problema se agravasse ainda em novembro. “Esperava que essa situação fosse em novembro e a governadora ainda conseguiu resolver”.

Ele diz que será preciso negociar um pacto envolvendo todos os poderes para se conseguir otimizar a máquina pública em todos os setores. A fusão dos fundos previdenciários, acrescenta, poderia ajudar. Com esta ideia, a expectativa é de que, se a lei que tramita na Assembleia com o objetivo de fundir os fundos não for aprovada ainda neste ano, poderá entrar na lista de matérias que serão objetos da convocação extraordinária que Robinson fará à Assembleia quando tomar posse, mas isso ainda não resolve a situação econômica cótica da folha. “Ele vai convocar para que sejam votados diversos projetos, este pode ser um deles se não entrar em pauta até o recesso parlamentar”, diz.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »