-

* Conflito entre EUA versus Estado Islâmico.

Um deputado norte-americano está propondo que o Congresso aprove um projeto que autoriza o governo dos Estados Unidos a enviar tropas para combater o grupo extremista Estado Islâmico. Segundo o democrata Adam Schiff, do estado da Califórnia, o legislativo não deveria esperar que a Casa Branca envie o projeto.

“Estamos há muito tempo nesse jogo de saber quem vai enviar o projeto primeiro, o Congresso ou a Casa Branca”, disse Schiff. “Acredito que é hora de superarmos isso”. Republicanos controlam as duas casas atualmente, e podem agir para negar um pedido enviado por Obama.

A Casa Branca tem se apoiado em uma autorização do Congresso de 2001, época do ataque das Torres Gêmeas, para justificar todos os seus ataques a grupos terroristas desde então. O presidente Barack Obama quer enviar um novo contingente para treinar e auxiliar forças iraquianas e sírias no combate ao Estado Islâmico, mas já avisou que pedirá uma nova autorização do Congresso para isso.

A proposta de Schiff autorizaria o uso de força contra o Estado Islâmico por três anos no Iraque e na Síria, mas proibiria o uso de tropas terrestres em missões de combate nos dois países. Ela vai contra o os planos do secretário de Estado, John Kerry. Ao comitê de Relações Exteriores do Senado, Kerry disse que uma nova permissão não deveria limitar a ação do país aos dois países, nem que deveria impedir o envio de forças terrestres, se necessário. O secretário ainda disse ela deveria ter um dispositivo que permitisse sua renovação.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »