-

* Estado Islâmico e Al Qaeda elogiam autores do ataque contra 'Charlie Hebdo'

A rádio da organização radical Estado Islâmico (EI) classificou como "heróis" os autores do ataque contra o jornal "Charlie Hebdo", efetuado nesta quarta-feira. O braço da Al Qaeda no Norte da África também fez comentários elogiosos acerca dos responsáveis.

"Heróis jihadistas mataram uma dúzia de jornalistas e feriram mais de dez que trabalhavam no jornal 'Charlie Hebdo', para vingar o profeta Maomé", disse o boletim da rádio Al Bayan do EI, que controla grande parte do Iraque e da Síria.

Doze pessoas morreram no ataque ao "Charlie Hebdo": Oito colaboradores semanais, incluindo cinco artistas, um convidado do jornal, um agente de limpeza e dois policiais.

A rádio recordou que o jornal "não deixou de atacar o profeta desde 2003", referindo-se à publicação das caricaturas de Maomé.

AL QAEDA CLASSIFICA AUTORES COMO CAVALEIROS DA VERDADE

O braço da Al Qaeda no Norte da África também elogiou os autores do atentado. O grupo classificou os assassinos como "cavaleiro(s) da verdade". De acordo com o site Intelligence Group, uma organização que monitora a atividade online de terroristas, a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQIM) usou o Twitter para homenagear os assassinos com poesia árabe.

Muitos muçulmanos consideram qualquer representação do profeta Maomé como contrária à lei islâmica. AQIM, no passado, matou reféns franceses no norte da África, e também entrou em confronto com as forças francesas no norte do Mali, depois que Paris lançou uma ofensiva militar em 2013 para desalojar combatentes islâmicos da região.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »