-

* Prefeitura de Caraubas entregou boletos do Garantia Safra.

Na manhã de segunda-feira (26), os agricultores de Caraúbas, possíveis beneficiados com o Programa Garantia-Safra, começaram a comparecer no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade para receber o boleto de pagamento da taxa obrigatória para receber o benefício.

O programa é do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Caraúbas, e parceria com o Sindicato e Emater, onde é dada uma ajuda para aqueles produtores cadastrados e que tenham prejuízos em sua produção agrícola, uma forma de diminuir os danos causados pela seca.

Segundo informações Caraúbas têm 1.182 agricultores cadastrados para receber o benefício, que caso ocorra a estiagem, devem amenizar os prejuízos e ajudar no investimentos realizados com os valores recebidos. Em 2015 não ocorreram até o momento chuvas satisfatórias para a produção rural.

O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra. Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.

Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próximo de sua residência e se inscrever no Programa. Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura Municipal para garantir o recebimento após o prejuízo, caso o aconteça de fato.
Agricultores.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »