-

* Lava Jato: Youssef detalha papel dos políticos.

Procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato tomam nesta quarta-feira novo depoimento de Alberto Youssef, preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Será a 81ª inquirição do doleiro, que celebrou com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada.

Deseja-se obter de Youssef esclarecimentos adicionais sobre citações que ele fez a personagens que desfrutam da chamada prerrogativa de foro. São suspeitos que só podem ser julgados no STF (congressistas e ministros) ou no STJ (governadores).

Deve-se o novo depoimento a um pedido que o procurador-geral da República Rodrigo Janot remeteu ao ministro Teori Zavascki, que relata no STF a parte dos inquéritos da Lava Jato que subiu de Curitiba para Brasília.

Zavascki autorizou também uma nova oitiva de outro delator do escândalo, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, detido no rio, em regime de prisão domiciliar.

Os depoimentos precedem a formalização dos pedidos de abertura de inquérito e eventuais denúncias do procurador-geral Janot contra parlamentares e autoridades suspeitas de receber propinas provenientes da Petrobras.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »