-

* Procuradores da Lava Jato tentam barrar acordos de leniência na CGU.

Três procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato se reuniram nesta quarta-feira (25) com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para pressionar pela derrubada das tentativas de acordo de leniência entre empreiteiras investigadas no esquema e a Controladoria-Geral da União (CGU). Caberá ao TCU validar o eventual entendimento entre a controladoria e as empresas.

Os acordos de leniência são semelhantes aos acordos de delação premiada e preveem que pessoas jurídicas que assumam atos irregulares colaborem com investigações e tenham redução da punição.

No encontro com os ministros do TCU, os procuradores se disseram preocupados com as negociações das empresas com a CGU em um momento em que as investigações e as delações premiadas estão sendo conduzidas pelo Ministério Público Federal.

Eles argumentaram ainda que TCU e CGU, por não possuírem todas as informações dos processos da Lava Jato, podem acabar validando um acordo que irá beneficiar as empresas sem qualquer contrapartida. Para os procuradores, os dados que eventualmente forem fornecidos em troca de redução nas punições, poderão já ser de conhecimento do MPF.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »