-

* Governador anuncia medidas para conter rebeliões dos presos e violência nas ruas.

“O Governo não vai negociar nenhum tipo de concessão. Vamos garantir direitos, mas não permitiremos barganhas”, a frase foi dita pelo governador Robinson Faria na manhã de hoje, 17, durante a Coletiva de Imprensa sobre os últimos episódios de violência ocorridos na capital que têm por indicação estarem sendo realizados pelo PCC e Comando do RN nos presídios e, ontem, nas ruas.

O governador também conclamou a população a não entrar em pânico pois, não há motivos para tanto, já que não ocorreram mortes ou fugas de presos, e pediu também que as pessoas não fizessem trotes ou replicassem boatos nas redes sociais. Como medidas emergenciais, o Chefe de Estado anunciou a vinda hoje da Força Nacional com, inicialmente, 79 homens que já chegaram à capital, bem como o decreto de Estado Calamidade Pública do Sistema Carcerário que permitirá medidas emergenciais para diminuir os problemas do sistema prisional, além de medidas de caráter interno, que não devem ser divulgadas por questões estratégicas.

Providencias tomadas
 
– Desde as 17h da segunda-feira, 16, foi instalado o Gabinete de Gestão Integrada do RN (GGI), embora as reuniões de gestão de crise estejam ocorrendo desde o primeiro dia de rebelião.
 
– O governo decretou Estado de Calamidade abrangendo exclusivamente o Sistema Prisional;
 
– Estado garantiu apoio do Ministério da Justiça. Cerca de 200 homens da Força Nacional devem desembarcar na capital potiguar.
 
– Dois helicópteros – sendo um da Força Nacional e ou da Polícia Rodoviária Federal – farão o patrulhamento aéreo.
 
– Quatro ônibus da Secretaria de Educação foram colocados à disposição da Força Nacional de Segurança Pública.
 
– Já foram transferidos 89 presos do CDP Ribeira para o CDP Parelhas.
 
– A polícia militar prendeu os suspeitos de atear fogo em ônibus de Natal, além de outros cinco acusados de cometer crimes na região metropolitana.
robinsoncoletiva
Governador durante anúncio.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »