-

* Reunião discutiu educação caraubense junto os governo do estado do RN.

Em visita a cidade de Caraúbas, a subsecretária de educação do estado do rio grande do norte, Socorro Batista foi recebida por Robenildo de Lima, Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto. O diálogo aconteceu na sede da Prefeitura Municipal, na tarde da última sexta-feira (20), contando com a presença da Diretora Regional de Educação e da Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas, respectivamente, Mara Duarte e Herculana Neta, juntamente com outros componentes das entidades e demais profissionais da educação.

Robenildo de Lima apresentou reivindicação pela a manutenção do transporte escolar de alunos da rede estadual que moram na zona rural e diariamente se deslocam até a cidade para estudar nas escolas de ensino médio. Os alunos são transportados diariamente pela prefeitura municipal que atualmente arca com todas as despesas de locomoção.

Foi aberto o diálogo sobre a acessibilidade ao ensino de Distorção por Idade Certa, conhecido como Educação para Jovens e Adultos (EJA), na sua contemplação diante a demanda das comunidades rurais. A oferta do ensino médio à zona rural também foi levantada, segundo o secretário municipal a região da “várzea” poderia ser beneficiada com a reabertura dos serviços, tendo em vista a demanda e a estrutura existente.

A subsecretária Socorro Batista, mencionou que a problemática do transporte escolar é uma realidade não somente de Caraúbas, mas as maiorias das cidades do Rio Grande do Norte passam por dificuldades que abrangem desde a obrigação pública municipal, que é o ensino infantil e Fundamental, aos outros ensinos, de nível médio, técnico e superior. Através da DIRED, a secretária mostrou que o governo tentará solucionar o caso em breve.

Em relação ao ensino médio nas comunidades rurais, a subsecretária diz “Não ver dificuldade, porém precisa de um levantamento para ser analisada a demanda e a estrutura disponível, é preciso ver também o interesse da comunidade”, aspectos fundamentais para a abertura de um novo serviço de ensino.

“A prefeitura municipal vem fazendo esforços constantes para levar os alunos até suas escolas, fazendo manutenção de ônibus, sempre deixando as estradas em condições de fácil trajeto, contratando até serviços terceirizados para atender a demanda de alunos que cresce a cada dia”, disse o secretário de educação, Robenildo.
Presentes na reunião.
ACPMC.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »