-

* Se Renan não for ouvido, Senado pode derrubar indicado para vaga no STF.

Apenas o começo Aliados de Renan Calheiros (PMDB-AL) avisaram ao Palácio do Planalto que o próximo passo do Senado pode ser a derrubada do indicado de Dilma Rousseff para a vaga de Joaquim Barbosa no STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente da Casa quer ser ouvido sobre o nome antes de ele ser enviado para sabatina da Comissão de Constituição e Justiça. Dada a euforia com que o plenário reagiu à decisão de Renan de devolver a MP que revê desonerações, o risco de derrota do governo é real.

Deixe recado Renan não atendeu nesta terça-feira (3) ligações dos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), que o procuraram quando informados de sua intenção de despachar de volta a MP.

Cordão… Pego de surpresa, o governo se apressou em divulgar que enviará projeto sobre as desonerações e repetir que o problema foi político, e não de capacidade da equipe econômica de executar o ajuste fiscal.

… sanitário O objetivo foi conter o dano da canetada de Renan e evitar que o mercado passasse a duvidar da viabilidade do superávit de 1,2% do PIB prometido por Levy.

Vento O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ligou para Renan na segunda e disse que a instituição trabalharia a todo custo para derrubar a MP.

E nós? Sindicalistas lamentavam não terem sido incluídos no surto de independência do Senado. “Podia colocar a 664 e a 665 no pacote”, disse Sérgio Leite, primeiro-secretário da Força Sindical, sobre MPs que revisam benefícios trabalhistas.

Deferência Antes de divulgar a nota em que anunciou que não compareceria ao jantar de Dilma com a cúpula do PMDB, Renan avisou o vice-presidente Michel Temer.

Sinais Para quem participou do jantar de fevereiro no Palácio do Jaburu, o governo subestimou a insatisfação do presidente do Senado, que teria ficado clara na ocasião.

House of Cards Um auxiliar de Dilma reconhece que foi ingenuidade achar que haveria um contraponto na relação entre Renan e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. “Cada um tem seus interesses.”
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »