-

* O fim do mundo: Universo já começou a entrar em colapso, segundo cientistas.

Cientistas acreditam que o colapso do nosso Universo é iminente e vai acontecer antes do que o esperado. De acordo com um novo estudo, as galáxias podem rasgar-se em vários pedaços.

Calma, essa situação é prevista para daqui a dezenas de bilhões de anos – o que parece muito tempo para seres humanos comuns – mas é considerado um tempo “curto” para os cosmólogos.

Caso a teoria esteja certa, ela poderia explicar a presença de energia escura e porque a taxa de expansão do Universo sofreu uma aceleração.

Os cientistas Nemanja Kaloper, da Universidade da Califórnia (EUA) e Antonio Padilla, da Universidade de Nottingham (Inglaterra). Em entrevista ao site Phys.org, Padilha afirma que a energia escura é uma pista do colapso.

– O fato de nós vermos energia escura pode ser levado como uma indicação da destruição iminente e estamos tentando olhar para os dados e encontrar números para a data do término.

Chamada de energia escura, essa força misteriosa pode ser observa em modelos que mostram a expansão do Universo. Entretanto, os cientistas ainda não conseguem explicar o que exatamente seria essa energia.

Os cientistas ainda verificam se o prazo de dezenas de bilhões de anos para o colapso é verdadeiro.
Padilha ainda explica que o mecanismo proposto nessa teoria pode ajudar a resolver questões sem resposta da Física, incluindo o problema conhecido como constante cosmológica.

Einstein teve a ideia de uma constante cosmológica, que seria o valor da densidade de energia uniforme que permeia o espaço. A constante foi usada por Einstein para explicar porque o Universo não estaria desmoronando.

Entretanto, o paradigma mudou em 1998, quando pesquisadores anunciaram que a taxa de expansão do Universo havia acelerado.

Como resultado, a constante cosmológica teria um valor diferente de zero, e muitos acreditam que a expansão é um sinal de colapso iminente.

Mas a previsão da densidade da energia criando a expansão é muito maior do que a observada. Segundo os pesquisadores, o Universo deve deixar de crescer e chegar a um ponto crítico onde começará a diminuir, o que é chamado de O Grande Colapso.

Também chamado de Big Crunch, em inglês, a teoria afirma que o futuro do Universo é contrair-se, devido à atração gravitacional e entrar em colapso sobre si mesmo.

O “fim do mundo” deve acontecer só daqui a bilhões de anos, mas já preocupa os cientistas e é considerado inevitável por muitos teóricos.

O processo que leva ao colapso já começou, segundo os cientistas.
5jr7p0w3rg_1rcw8ckftg_file
Aí mata.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »