-

* Perigo: Parvovirose humano preocupa a cidade de Mossoró e região.

Doença que assusta até pelo nome, a parvovirose vem preocupando os médicos. A crescente incidência da doença não é único fator que preocupa os médicos. Os sintomas, que se confundem com os da rubéola, caxumba e sarampo, podem causar confusão na hora da busca pelo tratamento, principalmente, aplicado às crianças. Sintomas de manchas vermelhas, perda de apetite e febre podem ser parvovirose. É um vírus que está circulando em Mossoró e região afetando vários cidadãos. Caso sinta alguns dos sintomas citados, procure a Unidade Básica de de Saúde mais próxima.

Manchas vermelhas na pele, área das bochechas, febre, mal estar e perda de apetite são alguns dos sintomas da parvovirose. A doença causa várias complicações clínicas, como inflamação da pele, eritroblastose fetal (quando o sangue do feto sofre aglutinação pelos anticorpos do sangue da mãe), anemia persistente e  diminuição temporária dos glóbulos vermelhos do sangue.

Transmissão

Transmitido por via oral, o  parvovírus B19 foi descoberto em 1975, mas é bem diferente do vírus que causa a doença de mesmo nome  entre os cães.

“É importante deixar claro que nos referimos à parvovirose humana que nada tem a ver com a parvovirose dos cães. É uma doença transmitida de pessoa para pessoa, não do animal para o ser humano”, explicou um especialista.

O vírus se transmite por contato direto com as secreções, como a saliva, a expectoração ou a secreção nasal, quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Após um período de incubação entre cinco e 20 dias após o contato com o parvovírus B19, a criança pode manifestar um dos sintomas. Não há vacina para a prevenção da doença.
sintomas-Parvovirose-avermelhadas-especialmente-criancas_ACRIMA20120704_0004_15
Ainda mais essa!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »