-

* Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde de Caraúbas.

Nota de Esclarecimento sobre a Falta do Larvicida (veneno) utilizado no combate a Dengue.

Na manhã desta Segunda (25) recebemos da II Regional de saúde as seguintes informações via email:

A aquisição de insumos destinados ao controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, compreendendo entre eles inseticidas e larvicidas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, conforme portaria MS/GM nº 1.378, de 09 de julho de 2013. Sendo atribuição da esfera estadual o repasse destes insumos aos municípios, bem como o gerenciamento dos estoques estaduais.

Portanto referente ao atraso no repasse do larvicida Piryproxyfen G 0,5% gostaríamos de informar que:

Segundo a SUVIGE/CPS/SESAP/RN, devido a problemas burocráticos na alfandega no porto do Rio de Janeiro houve um desabastecimento do larvicida Piryproxyfen G 0,5% (utilizado nas ações de prevenção e controle da dengue) no Ministério da Saúde e consequentemente, também nesta regional de saúde (II URSAP).

É importante ressaltar que o estoque de larvicida encontra-se zerado e que haverá um atraso no repasse do mesmo para os municípios. Entretanto medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde para agilizar a entrega do piryproxyfen para os estados, e assim que for regularizado o abastecimento do larvicida será feito o repasse para os municípios
Muito preocupante essa situação.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »