-

* Secretaria de saúde intensifica trabalho contra o mosquito Aedes Aegypti com o auxílio do ‘carro fumacê’

Com o crescente índice das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Chikungunya, Zica vírus), o combate do inseto se tornou prioridade na cidade de Caraúbas, no Rio Grande do Norte. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, a cidade recebe a partir desta terça-feira (26) o auxílio da operação UBV (mais conhecido por “carro fumacê”) para combater a proliferação do mosquito.

Iniciando pelos bairros Alto da Liberdade, Alto São Severino, Rocinha, Conjunto Antônio Linhares e proximidades, logo ao amanhecer, o carro fumacê ainda percorreu no final da tarde o Centro da cidade. O coordenador de endemias de Caraúbas, o veterinário Fernando Júnior frisou que está previsto o trabalho de doze dias com o equipamento e assim atingir consideravelmente o município.

A medida está sendo adotada em todo o estado. Graças aos esforços da Prefeitura Municipal, através da secretaria de saúde, Caraúbas é uma das primeiras cidades da região a receber o reforço do carro. As medidas preventivas, com a fiscalização de residências, campanhas educativas, redução dos focos do mosquito, sempre foram efetivadas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF).

Foram notificados no estado 17.343 casos suspeitos de dengue. Isto representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado, de fevereiro ao mês de maio. Do total de notificações, 1.995 casos foram confirmados.

Confira o cronograma da operação UBV em cada bairro da cidade:

27/05 – Sebastião Maltes, Haroldo Maia e Leandro Bezerra;
28/05 – Leandro Bezerra;
29/05 – Alto da Liberdade e Alto São Severino;
30/05 – Centro e Sebastião Maltes;
31/05 – Sebastião Maltes e Haroldo Maia;
01/06 – Leandro Bezerra;
02/06 – Alto da Liberdade e Alto São Severino;
03/06 – Centro e Sebastião Maltes;
04/06 – Sebastião Maltes, Haroldo Maia e Leandro Bezerra;
05/06 – Leandro Bezerra.
Fumacê.
ACPMC.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »