-

* Juiz ordena libertação de pantera negro preso em solitária há 43 anos.

Um juiz federal ordenou a libertação imediata de Albert Woodfox, o homem que passou mais tempo preso em solitária nos Estados Unidos. Aos 68, o pantera negro está na cadeia há 43 anos, após ser preso em 1972 e supostamente ser o responsável pela morte de um guarda.

No início do ano, Woodfox voltou a ser indiciado pelo assassinato do guarda Burl Cain na Penitenciária Estadual da Louisiana, mas o processo voltou novamente a ser criticado pela falta de provas contundentes. Ele sempre negou que tivesse matado Cain em um motim, junto a outros dois colegas — que foram soltos em 2001 e 2013, respectivamente.

O juiz James Brady bloqueou também pedidos de um novo julgamento, mas o estado ainda pode recorrer.

— Com sua idade e saúde precária, o senhor Woodfox tem capacidade limitada para apresentar uma defesa em uma terceira etapa. Levo em conta a indisponibilidade das testemunhas, a falta de confiança no Estado por parte deste tribunal para fornecer um terceiro julgamento justo, o prejuízo ao senhor Woodfox por passar mais de quarenta anos em confinamento solitário, e, finalmente, o próprio fato de que ele já foi julgado duas vezes e enfrentaria seu terceiro julgamento por um crime que ocorreu mais de quarenta anos atrás.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »