-

* Pesquisa Ibope aponta que Aécio venceria Lula se eleição fosse hoje.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (11) pelo jornal O Estado de S. Paulo aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Lula (PT) em uma eventual disputa pela presidência da República.

Segundo o levantamento, feito na segunda quinzena de junho, Aécio teria hoje 48% da preferência do eleitorado contra 33% do petista. Os indecisos ou que não responderam somam 19%. Se considerando apenas os votos válidos, o resultado seria de 59% a 41% em favor do tucano.

Se o adversário de Lula fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a pesquisa registrou empate técnico. O tucano teria 40% da preferência do eleitorado, contra 39% do petista. Em votos válidos, Alckmin teria 51%, contra 49% de Lula.

“A popularidade do ex-presidente chega ao fundo do poço em um momento em que se combinam os estragos econômicos provocados pela alta da inflação e do desemprego e as turbulências políticas decorrentes da Operação Lava Jato, que investiga corrupção e desvios em torno de obras contratadas pela Petrobrás”, descreve a reportagem do Estadão.

Ainda segundo o jornal, Aécio venceria o ex-presidente em todas as faixas de sexo, idade e tamanho de município. Lula ficaria à frente apenas quando se consideram aspectos específicos de faixa de renda e escolaridade. De acordo com o Ibope, o ex-presidente venceria uma disputa contra Aécio Neves apenas entre aqueles que ganham até um salário mínimo e com até quatro anos de estudo. De acordo com o Estadão, o Ibope ouviu 2.002 eleitores e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »