-

* EXCLUSIVO: Diretoras do Hospital de Caraúbas externam a real situação do Hospital Regional de Caraúbas.

No último final de semana, a equipe do BLOG do João Marcolino entrevistou na marca da exclusividade as diretoras Elisabete Fernandes e Leudimar de Lima, elas respondem respectivamente pela Direção Geral e Administrativa do Hospital Regional de Caraúbas Dr. Aguinaldo Pereira da Silva.

Vamos a nossa entrevista:

BLOG:Quais as responsabilidades de atendimento do Hospital Regional de Caraúbas?

Diretoras: O Hospital de Caraúbas tem o atendimento de Urgência e Emergência, atendimentos de internações clinica adulto e pediátrica, atendimentos de obstetrícias que no caso é a maternidade, e por ser um Hospital Geral teve ter cirurgias todos os dias, entretanto devido a falta de profissionais, cirurgiões e anestesistas diários de plantões o Hospital de Caraúbas não está realizando essas cirurgias, no momento, devido a essa falta de profissionais essas cirurgias não estão acontecendo diariamente e sim, uma vez por semana, contudo momentaneamente até é essa última realidade está suspensa, as gestoras estão buscando fazer uma mudança na escala para voltar as cirurgias semanais.

BLOG: Quais são os profissionais médicos hoje no Hospital de Caraúbas?

Diretoras: Em fevereiro quando assumimos o Hospital dispunham de 05 médicos na clínica médica, 05 médicos na obstetrícia, 01 médico Ultra-sonografista, 01 médico cardiologista e 02 cirurgiões e os demais profissionais, entretanto devido a Licenças para aposentadorias entre outros fatores, hoje o hospital só conta com 11 Médicos, visto que 03 estão afastados das suas funções devido as essas licenças.

BLOG: Qual foi a realidade funcional encontrada pela gestão ao assumir o Hospital de Caraúbas?

Diretoras: Quando assumimos o Hospital encontramos a Unidade, após analisarmos as escalas, observamos que o Hospital estava quase que coberto para a funcionalidade dele, no tocante aos profissionais. Contudo após uma análise mais minuciosa passamos a buscar organizar ainda mais a questão da escala, inicialmente, existia um profissional de outra unidade que fazia essa escala, e depois de um tempo houve o treinamento de uma técnica que assumiu a digitação das escalas no sistema, então as escalas são feitas pelos coordenadores e digitadas pela técnica, sendo desnecessária a presença do técnico externo.  A diretora geral por ter conhecimento de escala, ajudou nesse primeiro momento nos ajustes e necessidades das escalas, e aos poucos esse serviço será totalmente do setor de recursos humanos juntamente com os coordenadores.

BLOG: Na questão das escalas o que foi encontrado pela gestão na funcionalidade de fato do Hospital de Caraúbas?

Diretoras: Observamos que existiam duas escalas, uma de fato no Sistema, no papel e outra que na verdade existia internamente, essa realidade hoje mudou, pois mediante inclusive, determinação do Ministério Público e da própria SESAP, (Secretaria da Saúde Pública), passamos a exigir que ficasse apenas uma escala. Essa questão nos trouxe muitos problemas, pois existem alguns "Vícios" dentro do serviço público, esses vícios começaram a serem tirados na gestão de Caio Targino, que era o diretor anterior da Unidade, e foi exigido, na nossa gestão, nesse sentido, modificamos as escalas para que ficasse igual a do sistema, apesar dos muitos problemas encontrados,  essa realidade está sendo resolvida, e hoje existe apenas uma escala, que inclusive já foi inspecionada pela SESAP e nesse viés estamos tranquilas quanto a isso, pois estamos seguindo todas as normas técnicas a nós cobradas e trabalhamos pautadas nelas.
BLOG: Como anda a questão das ambulâncias do Hospital de Caraúbas?

Diretoras: Hoje o Hospital de Caraúbas, está funcionando sem nenhuma ambulância, pois a ambulância grande (DUCATO) está quebrada desde março, e estamos esperando que ela volte a funcionar em breve e a pequena que estava funcionando, aos trancos e barrancos aos uns 15 dias quebrou quando transferia um paciente, e essa não tem prazo para retorno, pois existe uma imensa demanda de peças e serviços, de motor inclusive, e não sabemos quando ela irá voltar.

BLOG: Qual é a orientação do Governo do Estado para resolver essa problemática da falta de ambulâncias?

Diretoras: A orientação é que a gente procure o município ou outros hospitais. Nesse sentido, temos passado por uma situação gravíssima, pois como um hospital de urgência e emergência funciona sem uma ambulância? É uma questão que está nos consumindo de preocupação e chegamos a o ponto de ficarmos torcendo para que não ocorra nenhuma ocorrência, o que não é possível, afinal, lidamos com urgência e emergência a qualquer hora!

BLOG: Quando ocorrer a necessidade de transportar um paciente para outro Hospital, qual tem sido os procedimentos da direção?

Diretoras: A gente fica ligando para os municípios, iniciando por Caraúbas, e no caso de não dá certo, muitas vezes fomos informadas que a deles também está quebrada, a gente liga para Apodi, Campo Grande, Patu, Olho D’agua do Borges,  ligamos para as comunidades de Apanha Peixe, mais também está quebrada, quem nos socorreu foi a de São Geraldo, mais já teve vez que a deles não foi possível, assim ficamos aflitos e angustiados com essa questão, mais infelizmente essa é a nossa realidade.

BLOG: Detalhe, devido uma questão burocrática do governo do estado do Rio Grande do Norte, o Hospital de Caraúbas, não pode nem abastecer as ambulâncias que prestam "Socorro" ao regional, quando é o caso, pois existe um sistema de chip na bomba do posto que só abastece quando em contato com o chip da ambulância, como as do Hospital estão quebradas, simplesmente o abastecimento não é possível ser realizado o abastecimento. Resumindo, além de "emprestar" a ambulância ela ainda precisar vir abastecida.

BLOG: Qual a posição do Governo do Estado para resolver essa questão da ambulância?

Diretoras: O Hospital de Caraúbas não tem autonomia financeira e devido a isso tudo fica mais complicado, pois se precisarmos trocar uma lâmpada é necessário o auxílio de Natal e por lá temos que seguir os trâmites legais, portanto, há uma demora nas ações, assim dias atrás saímos para buscarmos uma ambulância nova em Natal, porém ao chegarmos lá, fomos informados que outros hospitais já tinham conseguido assumir as ambulâncias, por motivo da autonomia financeira, se consegue mais rapidamente a tramitação nos processos licitatórios. Mas, que após a liberação de novas ambulâncias no registro de preço, entraremos novamente com o pedido de uma ambulância nova. Foi cogitado por técnicos da COHUR a possibilidade de uma ambulância em bom estado de conservação vir pra nosso hospital, sendo que recusamos por achar que temos direito a um carro zero km, já que estamos a mais de 200 km da capital, o que implica em dificuldade na manutenção!

BLOG: Difícil é encontrar uma ambulância em bom estado, para vir a ser enviada para o regional de Caraúbas, assim é lamentável e vergonhoso, a atitude do governo do estado, quanto a esse assunto!

BLOG: Existe uma parceria entre o Hospital de Caraúbas e a Prefeitura de Caraúbas.

Diretoras: Praticamente não existe essa parceria.

BLOG: Como é a questão de relacionamento entre a direção e os médicos?

Diretoras: Olhe, devido a questão das escalas do sistema e da interna, enfrentamos muitos problemas, pois percebemos que alguns profissionais, médicos, não cumpriam nem a metade de suas cargas horárias e por entender que o "Médico" é um profissional, igual aos demais profissionais e teve assim, ter os mesmos  direitos e deveres dos demais profissionais, assim dado aos "Vícios" já citados, passamos por muitos problemas, essa questão já melhorou, contudo ainda enfrentamos problemas, pois alguns médicos, poucos, não querem dar a sua carga horária completa de jeito algo, e vale salientar que os médicos que tem regime de 144 horas, só precisam trabalhar 6 dias por mês, será que é muito trabalhar 6 dias por mês? indagou as gestoras. Essa cultura dos vícios nos causa muitos transtornos, porém ainda enfrentamos problemas, mais não vamos abrir mão de permanecermos seguindo as normas legais a serem seguidas pela direção do hospital, devido a essa postura alguns profissões passaram a encontrar algumas "saídas", para não seguir as regras, assim vem acontecendo pedidos de licenças para aposentadorias, entre outros procedimentos, assim sendo a questão funcional com os médicos, analisamos que melhorou mais ainda enfrentamos problemas devido a essas questões.

BLOG: E com os demais profissionais?

Diretoras: Quando assumimos, descentralizamos a gestão, assim foi dado autonomia para os nossos coordenadores de setores, e esses passaram a atuar com essa autonomia, após 90 dias da descentralização percebemos que muita coisa não andou e assim trocamos alguns coordenadores, esse fato gerou certa insatisfação. Outro ponto, os funcionários do Hospital de Caraúbas trabalham em sua grande maioria em regime de jornada especial, que implica em trabalhar no setor administrativo nos dois expedientes, ou seja, 4 horas pela manhã e quatro horas a tarde, em horário comercial. A jornada especial  funciona para os hospitais em regime de plantão, é essa jornada que na saúde passa de 40 para 30 horas, assim o servidor tem que trabalhar 144 horas/ mês, e como não existem plantões no setor administrativo, isso nos causa outro grande problema, pois as pessoas precisam trabalhar 8 horas por dia de segunda a sexta, e alguns servidores não querem trabalhar no setor administrativo, para não perder as vantagens, e infelizmente essas pessoas não estão cumprindo as suas cargas horárias completas, e isso causa muito mal estar, pois alguns não querem cumprir com as suas obrigações funcionais, assim como a questão dos médicos, nos trazem problemas nesse sentido.
  
BLOG: E o ponto eletrônico?

Diretoras: Existe uma resistência, sobretudo dos servidores de ensino superior, no caso os médicos, contudo, atualmente essa realidade está mais consciente, porém com o ponto é eletrônico, alguns servidores estão tendo descontos significativos  em seus proventos pois o sistema não aceita certas justificativas e a gestão não comunga de forma alguma com qualquer tipo de "jeitinho" nesse ou em qualquer outro serviço.

BLOG: A diretora Elisabete Fernandes é a mesma servidora Elisabete Fernandes, enfermeira?

Diretora: Sem dúvidas sou a mesma pessoas, porém agora tenho que seguir muitas determinações advindas das autoridades superiores, a nossa pessoa, só isso e mais nada. sou a mesma pessoa.

BLOG: Quais são os maiores problemas enfrentados pela gestão?
Diretoras: Os maiores problemas enfrentados pela nossa gestão e a falta de autonomia financeira, e devido a isso enfrentamos muitos problemas com os tramites burocráticos do governo do estado, atualmente a questão da falta de ambulâncias e sobretudo a questão com os "Vícios" junto aos nossos servidores no âmbito geral. Aproveitamos a oportunidade para reiterar que estamos apenas cumprindo as determinações pautadas na lei, e nada mais.

BLOG: A diretora pensou ou pensa em renunciar? 

Diretora geral: Não, não pensei e nem penso em renunciar.

BLOG: Quais as melhorias do Hospital Regional na atual Gestão?

Diretoras: No início enfrentamos uma grave crise até na parte da alimentação dos pacientes e servidores, esse problema foi resolvido, o Hospital ainda enfrenta alguns problemas, com é a caso do nosso raio X que não está funcionando por conta da processadora que encontra-se quebrada, mais estamos de forma incansável lutando para resolver esse e outros problemas. O Hospital já tá funcionando melhor em relação ao abastecimento de medicamentos, vai receber uma reforma pelo RN sustentável onde serão reformados 02 banheiros e uma sala de exames, está incluso no Projeto do Ministério da Saúde, que é uma das Redes de assistência a mãe e o filho no parto humanizado, que é o Rede Cegonha, temos Portarias do Ministério da Saúde já com recursos em caixa para a execução das obras de reforma e ampliação da ambiência do setor de obstetrícia, inclusive com recursos para aquisição de equipamentos já em andamento de processo. Hoje o nosso relacionamento com os servidores já é melhor, enfim, estamos ainda com imensas dificuldades mais acreditamos e temos cobrado junto aos órgãos competente para termos o hospital melhor para todos de Caraúbas e de toda região.

BLOG: Como anda a questão da regionalização da saúde?

Diretora Geral: Inicialmente quero dizer que sou a favor da regionalização, pois acredito que cada Hospital tem suas habilidades particulares e com a regionalização esses serviços ficarão melhores e nesse ponto a reunião regional que Caraúbas se fará presente será dia 05 de agosto e a regionalização será colocada em prática e mudanças vão ocorrer em todos os hospitais regionais do Rio Grande do Norte.

BLOG: O que deve ocorrer com o Hospital de Caraúbas? O mesmo poderá fechar?

Diretora Geral: Não deve fechar, contudo deverá passar por mudanças em seu atendimento ao público e de acordo com o estudo e a vivência do funcionamento da Unidade, o Hospital poderá deixar de realizar algumas das atividades para melhorar em outras, dividindo assim com outras unidades hospitalares da região a responsabilidade das ações, fazendo com que seja realmente reorganizado a assistência e com isso buscar melhorias para a saúde da população, entretanto, tudo isso só será definido após a reunião do próximo dia 05 de agosto.

Blog deixa o espaço para algum mais que as gestoras possam acrescentar...

Diretoras: Agradecemos a oportunidade e o espaço a nós dispensados, externamos que fazemos uma administração técnica e não, política, da administração do Hospital de Caraúbas, e nesse sentido, esperamos que exista uma maior cooperação por parte de todos os que fazem o Hospital de Caraúbas e reiteramos que a nossa missão é termos um hospital melhor e trabalharmos dentro das normas técnicas e legais que rezam o serviço público, no mais seguiremos buscando melhorias para o nosso hospital e até a próxima oportunidade.
Maria Elisabete Fernandes 
Diretora Geral
Maria Leudimar de Lima
Diretora Administrativa. 
O BLOG agradece a Direção do hospital de Caraúbas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »