-

* Aí mata: CONTRAN volta atrás e uso do extintor ABC não é mais obrigatório.

Depois de inúmeros adiamentos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu hoje (17) após uma reunião dos membros de seu conselho que o uso dos extintores ABC em automóveis  não será mais obrigatório, medida que entraria em vigor no próximo dia 1º de outubro. A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e torna o uso do equipamento facultativo também em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O extintor só será obrigatório para os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, além de caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo o Ministério das Cidades, a decisão foi tomada com base em estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran que constataram que outras ações seriam muito mais eficazes contra incêndio que o uso dos extintores, como o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

Segundo o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami, a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC para 1º de outubro forneceu o tempo necessário para que o órgão chegasse a essa conclusão. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explica Angerami.
Extintor automotivo (Foto: KDM)
Extintor... 
Auto esporte.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »