-

* Cadastro de imóveis rurais são intensificados em Caraúbas e tem isenção de taxa.

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é documento emitido pelo Incra que constitui prova do cadastro do imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis) de acordo com os parágrafos 1.º e 2.º, do artigo 22, da Lei n.º 4.947, de 6 de abril de 1966, modificado pelo artigo 1.º da Lei n.º 10.267, de 28 de agosto de 2001.

Em Caraúbas, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Políticas do Campo e meio Ambiente faz a emissão do CCIR com total isenção para aqueles proprietários que possuem até 5 módulos de terra, equivalente a 275 hectares, beneficiando assim pequenos e médios produtores rurais. Estes só gastam com as tarifas cobradas em cartório.

Segundo o secretário da pasta, Lucinaldo de Souza, também conhecido como “Naldo do Recanto”, a isenção da taxa já ocorria desde 2009, o diferencial agora está na rapidez no processo de emissão da CCIR, que anteriormente o contribuinte além de pagar tinha que aguardar 45 dias para receber a documentação, desta vez é emitido na mesma hora que for solicitada.

Naldo do Recanto destaca que o responsável por protocolar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é o servidor da Prefeitura de Caraúbas, Francisdo de Assis Praxedes, conhecido como “Chiquinho de Chico Lino”, que durante o mês de Abril deste ano esteve participando de capacitação sobre o procedimento e graças aos seus esforços, hoje Caraúbas dispõe de um atendimento mais eficiente.

O CCIR é uma documentação essencial para a concessão de crédito agrícola, exigido por bancos e agentes financeiros, além de ser uma maneira de legalizar as propriedades rurais, algo necessário tendo em vista o tamanho da zona rural da cidade. Os interessados em solicitar o serviço devem se dirigir até a sede da EMATER da cidade, onde está instalada a Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente.

Chiquinho e o Secretário Naldo.
 ACPMC.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »