-

* Manejo da produção de alimentos são pauta do 1º Seminário da Vigilância Sanitária de Caraúbas.

Na manhã na última quinta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Caraúbas, promoveu o 1º Seminário da Vigilância Sanitária na Casa da Cultura Popular “Manoel do Violão”. O momento foi liderado pela Vigilância Sanitária Municipal, com o auxílio das Secretarias de Saúde e da Secretaria de Políticas do Campo e do Meio Ambiente. Contou com a presença dos principais produtores do município, como as cooperativas e as associações.

Abrindo o evento, o Prefeito da cidade, Ademar Ferreira, deu boas vindas aos produtores e participantes, enaltecendo a importância do momento para a qualidade futura dos alimentos que são consumidas pela população, destacando também oportunidade de negócio e de renda para os caraubenses através da agricultura familiar.

Dando inicio as explanações, o veterinário Lamark Gumaia falou sobre o manejo correto para o abate dos animais, das adequações do ambiente e técnica para manter a qualidade final do alimento. Colocou que há uma necessidade dos animais estarem com suas vacinas em dia, que estes não podem estar infectados com nenhuma doença, pois pode transmitir para o consumidor final.

A Nutricionista Josilana Patrícia dialogou com os presentes sobre a higiene e manejo dos alimentos em geral, sobre os riscos à saúde com as possíveis doenças adquiridas pelos maus cuidados com os alimentos. Apontou a maneira adequada de higieniza-los e a importância dos EPI – Equipamento de Proteção individual, que servem para aumentar a salubridade daqueles que manuseiam os alimentos na hora da comercialização.

Tratando sobre o Sistema de Inspeção Municipal, o SIM, Lucinaldo de Souza, secretário de políticas do campo e meio ambiente também teve seu momento no seminário. Este falou das etapas que constituem o SIM, que primeiramente inspeciona os produtos de origem animal e derivados, onde as cooperativas e associações produtoras fazem o cadastro previamente. Logo após acontece a inspeção, que avalia as condições da produção e dá o suporte técnico para aprimorar a produção, logo após esse procedimento é emitido o selo que comprova a qualidade do produto autorizando sua comercialização.
 Palestrante...
Equipe da vigilância....
Público...
Equipe técnica.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »