-

* MUITO GRAVE: Professor denúncia manipulação em concurso da UFRN.

Não é de hoje que os concursos para professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são atravessados de suspeitas.

Mas uma manifestação concreta hoje no facebook chamou atenção. O professor efetivo do departamento de Ciências Sociais, Bosco Araújo, usou sua conta para lançar muitas dúvidas sobre a seleção para docente de Ciência Política da UFRN.

Segundo o professor, o concurso estava cheia de vícios e a banca atuaria para aprovar uma “criatura de nome Pablo”.
Anexo1
O BG achou gravíssima a denuncia do professor e passamos o dia investigando.
De acordo com edital número No 003/2015 o concurso para professor efetivo contempla três fases – prova escrita, prova didática e prova de títulos. A escrita e a didática são eliminatórias. Com a nota abaixo de sete o aluno está desclassificado e impedido de ir para a fase posterior. A prova de títulos é classificatória.

Ao apurarmos um primeiro acontecimento desperta dúvida. Na prova escrita dos seis temas relacionados, duas questões foram escolhidas – ambas na área de marxismo e democracia. Apesar de ser prática corrente das universidades existir um sorteio de qual tema será o da prova escrita no momento da avaliação, segundo o professor Bosco Araújo, a banca preferiu perguntas prontas sem nenhum procedimento claro quanto às suas escolhas.

Na prova escrita apenas quatro concorrentes passaram para a segunda fase, todos com formação marxista e/ou ligados a partidos de esquerda, conforme é possível conferir na base de dados dos currículos públicos da Lattes.
Anexo2
Anexo3
Outro dado é curioso. Um dos concorrentes, Pablo Thiago, tem um histórico de relacionamento acadêmico com um membro da banca, o cientista político argentino e marxista Gabriel Eduardo Vitullo. O professor Gabriel Vitullo, conforme documentos em anexo, orientou vários alunos do grupo de pesquisa Gepalc-UFPB, que estuda América Latina, com o referencial teórico marxista e também foi o presidente da banca da seleção de doutorado em que Pablo foi aprovado. Após essas insinuações notem também que o tema “escolhido” para a prova didática dos alunos é exatamente o mesmo que Pablo se aprofundou nos grupo de estudos, no mestrado e doutorado.

Pablo Thiago também estuda América Latina, democracia e faz parte da base da banca de pesquisa, conforme documento do Cnpq. Além disso, o professor e o concorrente já participaram de seminários acadêmicos de esquerda juntos, de acordo com inscrição pública acessível pelo site de busca google.
Anexo4
Anexo5
Anexo6
Anexo7
Anexo8

Conforme a RESOLUÇÃO No 108/2013-CONSEPE que rege o edital, tal aproximação correria o risco de ser enquadrada como de suspeição. Ou seja, o professor deveria ter sido substituído por outro membro.
O professor Bosco Araújo entrou com uma reclamação na coordenadoria de concursos da UFRN e pediu uma consulta a procuradoria da UFRN, mas essa aceitou, segundo ele, uma plenária irregular (de quórum insuficiente e sem aviso de 48h de antecedência) para aprovação da banca e não viu nenhuma suspeição no caso.

O boato da montagem da banca fez com que alguns candidatos desistissem de fazer a seleção. Também é interessante reforçar que professores concursados de outros estados e com experiência foram reprovados.
Na manhã de hoje (23) o professor Bosco Araújo fez outra publicação levantando suspeitas sobre a corrente ideológica predominante dos aprovados nessas primeiras fases do concurso. Ainda chama atenção a “indireta” para o professor Vitullo, de origem argentina, “os portenhos não morrerão de fome!”.
Anexo9
Depois de ligar para cinco números diferentes do departamento de Ciências Sociais da UFRN o blog não conseguiu falar com os professores da banca do concurso. O único contato que conseguimos ter foi com uma servidora identificada como Conceição. Expomos a situação para ela que respondeu apenas dizendo que os professores estavam participando da seleção e provavelmente não iriam emitir nenhuma opinião até que as fases do concurso fossem encerradas.

Tudo escrito no post foi minuciosamente apurado a partir do relato do professor Bosco Araújo e de documentos na internet, como editais, resoluções, páginas do CNPQ, anais de eventos e circulares do departamento.

Cabe ao Blog como veículo de comunicação denunciar tais atos para que os órgãos responsáveis, a exemplo do Ministério Público, possam fazer a apuração de forma legal.

Para encerrar deixamos aqui alguns questionamentos. Por que a banca preferiu levar as questões prontas, em vez de fazer um sorteio? O departamento tinha conhecimento que o professor Vitullo possui relação acadêmica com o aluno Pablo? Se tinha por qual motivo o docente não foi substituído da banca examinadora? Ser marxista e militante estaria sendo utilizado como pré-condição para ser aprovado num concurso para professor da UFRN?

Esperamos verdadeiramente que a política da UFRN não esteja sendo desvirtuada com interesse políticos.
Com a palavra os professores do departamento de Ciências Sociais.
Blog do BG!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »