-

* Robinson critica governos anteriores por não tomarem providências com a segurança.

O governador Robinson Faria (PSD) demonstrou preocupação com a capacidade dos reservatórios que abastecem todo o Rio Grande do Norte. “Toda nossa reserva de água no estado é de apenas 24%”, disse durante entrevista para o Jornal 96 no início da manhã de hoje (08).O chefe do executivo estadual comentou ainda sobre a expectativa para que o Rio Grande do Norte seja escolhido para receber o hub (centro de conexões de voos) da Latam, que impactará diretamente na economia da região.

Na segurança pública, o governador comemorou o cumprimento da promessa de campanha, criando o programa Ronda Cidadã e que planeja expandir o projeto.

Tributação

Robinson comemorou o fato do governo manter o pagamento dos servidores sem atraso e atribuiu à capacidade técnica de sua equipe o trabalho para o ajuste das contas. “Nós temos hoje uma equipe de excelência comandada pelo secretário (Tributação) André Horta. Essa equipe tem sido fundamental para manter o equilíbrio financeiro do estado, o que mais arrecadou no país, e primeiro do Nordeste sem criar tributos ou taxas.Por conta disso estamos com oito meses de governo com o salário totalmente em dia”, disse.

O governador disse ainda que o Rio Grande do Norte tem se diferenciado de outros estados nas finanças. “Mais da metade do país já está com o salário dos servidores atrasado. Aqui do lado tem Pernambuco que o atual governado já anunciou que vai atrasar o calendário de pagamento dos servidores”.

Para manter a arrecadação do estado, Robinson afirmou também que irá cumprir todas as metas, porém sem acréscimos de novos impostos. Entretanto, o governador não descartou a atualização de alguns valores. “Nós vamos cumprir as metas de arrecadação, mas sem nenhuma criação de tributo. Teremos talvez algumas correções de algumas taxas, mas criação de novos tributos, como muitos estados fizeram que chamam de pacote de maldades, isso não aconteceu e nem irá acontecer”.

Crise hídrica

O Rio Grande do Norte possui 35 municípios que enfrentam rodízio no abastecimento. Situação mais grave ainda para 12 cidades que estão em colapso de água e alguns reservatórios estão totalmente secos. Robinson afirmou que a situação é preocupante, mas que vem tomando medidas para minimizar os danos provocados pelo período sem chuvas. “Toda nossa reserva de água no Estado é de apenas 24%”.

“Criei um Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que se reúne diariamente monitorando toda a situação do colapso da falta d’água no nosso estado. Consegui a retomada da adutora do Alto Oeste que vai levar água para mais de 12 cidades, dentre as que mais estão em colapso”, detalhou Robinson.

Também foi anunciada a retomada das obras de algumas adutoras. “Hoje será retomada a obra da adutora de Carnaúbas dos Dantas, que está na lata d’água. Resolver a questão de Caicó. Fizemos uma obra de emergência, uma ligação da adutora Monsenhor Expedito que liga com a adutora do Seridó. A água será tirada de lá, levaremos para o açude dourado e irá abastecer as caixas d’águas de Currais Novos. Independente disso, vamos complementar com caminhão pipa. Quase tudo com recurso estadual”.

No entanto, existe a preocupação de que as medidas não sejam suficientes. “O que é mais grave é que não tem de onde levar a água. Toda nossa reserva de água no Estado é de apenas 24%”.

Segurança Pública

O Ronda Cidadã, um programa que foi promessa de campanha, foi estabelecido recentemente e, de acordo com o governador, já trouxe uma redução de quase 30% no número de ocorrências registradas. Por isso, Robinson promete a expansão do projeto para outras localidades. “Depois do Ronda tivemos uma redução em 27% em ocorrências. Vamos estender o Ronda para zona Norte, já está sendo formatado”.

A redução no número de mortes violentas intencionais também foi comemorada pelo chefe do executivo estadual. Robinson atribui ainda à repercussão nas redes sociais parte da sensação de insegurança. “Tivemos uma redução de 146 assassinatos. Estamos vencendo a segurança, mas está muito longe do ideal. Não há mais estado seguro, mas há avanços. Quando acontece uma morte de um cidadão da classe média, aí as redes sociais fazem estardalhaço e desmancha toda a imagem positiva que a gente constrói a cada dia”.

Sobre a crise no sistema prisional, que sofre um déficit de vagas, Robinson criticou governos anteriores por não tomarem providências. “Eu recebi o governo com quase 5 mil de vagas de déficit. Para completar, aquela rebelião que destruíram quase todos os presídios do nosso estado. A crise estourou no meu colo. Não há até agora nenhuma sinalização de parceria do governo federal”.

O governador disse que pretende fazer uma análise para ampliar as unidades prisionais já existentes. “Nós vamos fazer um estudo para saber quais os presídios que podem ser ampliados. Em Ceará-Mirim está sendo tocada, acho que dentro de um ano fica pronto. A mesma Justiça que cobra do governo é a mesma que proíbe de construir”.

Hub da TAM

A disputa entre os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará para ser escolhido pela empresa TAM para sediar o hub no Nordeste tem motivado empenho dos gestores estaduais para recepcionar o investimento.

A decisão deverá ser anunciada até o final do ano, mas uma reunião com os três representantes dos governos agendada para o próximo dia 17 tem aumentado a expectativa para o resultado. Robinson acredita que o RN será escolhido por seu o estado tecnicamente mais preparado. “O resultado vai sair até o final de dezembro. A antecipação que vai ocorrer é que a presidente da TAM convocou os três governadores para dar uma parcial de uma empresa de consultoria no dia 17 de setembro. Estou bastante confiante. Nós vamos ganhar esse hub. Eu não vou pelo caminho da política, vou pelo caminho da fundamentação técnica”, argumentou.
noticia_130110j
Robinson Faria.
Do Portal Nominuto
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »