-

* Relator da CPI da Petrobras isenta Dilma, Lula, Foster e Gabrielli.

O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), apresentou na noite desta segunda-feira (19) o relatório final da comissão, em que isentou de envolvimento no esquema de corrupção da estatal a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster. O relatório inclui a sugestão de indiciamento de ao menos 70 pessoas, sem incluir políticos.

A leitura do texto foi marcada por bate-boca, que interrompeu a leitura do texto (veja vídeo abaixo). Em funcionamento desde fevereiro, a comissão encerrará os seus trabalhos no fim desta semana, após ter sido prorrogada duas vezes. A leitura do relatório começou na noite desta segunda, mas a expectativa é que a votação ocorra só na quinta-feira (22).

"Registro que, nos depoimentos da Operação Lava Jato, não há menção sobre o envolvimento dos ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster ou de ex-conselheiros da estatal, como a presidente Dilma Rousseff. Também não há nos autos desta CPI qualquer evidência neste sentido ou ainda em relação ao ex-presidente Lula ou à presidente Dilma", justificou Sérgio em seu relatório.

Luiz Sérgio fez a leitura de uma versão resumida do seu relatório e foi questionado pela deputada Eliziane Gama (Rede-MA), em tom de crítica, se não haveria nenhum pedido de indiciamento. Ele rebateu e disse que propôs "muitos". "Houve muitos e grande parte veio dos sub-relatores", disse o relator.

Apesar de ter dito na semana passada que não iria propor o indiciamento de ninguém, Luiz Sérgio acatou sugestões de alguns sub-relatores e incorporou ao seu relatório pelo menos 70 nomes de pessoas envolvidas no esquema – algumas delas, porém, já respondem a processo na Justiça. Entre esses pedidos, não há o de nenhum político.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »