-

* Ambev anuncia fechamento de fábrica no Rio Grande do Norte.

G1/RN: A Ambev anunciou nesta sexta-feira (6) o fechamento da cervejaria na cidade de Extremoz, na Grande  Natal. De acordo com a companhia, o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) anunciado pelo governo do estado no dia 30 de outubro inviabiliza a manutenção da fábrica no estado.

A alíquota da cerveja subiu para 29% e a de refrigerantes para 18%. O aumento do ICMS faz parte do pacote fiscal apresentado pelo governador Robinson Faria (PSD) "para conseguir o equilíbrio financeiro do estado" e aprovado pela Assembleia Legislativa do RN,

De acordo com a companhia, a medida resultará na demissão de cerca de 300 funcionários diretos e terá impacto em 15 mil empregos gerados pela cadeia produtiva de cerveja no Rio Grande do Norte. A desativação da fábrica se dará de forma gradativa e deve ser totalmente finalizada até o final do ano.

Já pressionada por uma elevada carga tributária, a companhia avaliou que não seria viável absorver o novo reajuste e acabaria por repassá-lo no preço. "Como a demanda por bebidas é extremamente sensível a aumentos de preços acima da inflação, isso levaria a uma queda do volume de vendas no Estado. Diante desse cenário, a empresa optou por transferir a operação para Estados vizinhos", informou a Ambev.

Ainda de acordo com a companhia, os pontos de venda e consumidores do Rio Grande do Norte continuarão a ser atendidos, mas agora, com bebidas produzidas em outros Estados.
Fábrica da Ambev no Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante (Foto: Tribuna do Norte/Arquivo)
Portas fechadas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »