-

* Em Caraúbas, Edil Édson Moraes solicitou Audiência Pública para tratar dos efeitos da Seca em Caraúbas.

O Edil/Presidente Édson Moraes (PROS), através de um requerimento solicitou na sessão de hoje (06), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para tratar dos problemas da seca em Caraúbas, em sua propositura o nobre parlamentar elencou que em 2016, o mundo estará sobre os efeitos do fenômeno meteorológico do El Niño, assim a probabilidade de enfrentarmos outro ano de seca é grande.

A preocupação do parlamentar é muito louvável, visto que o El Niño é um dos fatores que geram a seca no Nordeste e as cheias na região sul, de acordo com os estudos apresentados até então, a probabilidade do El Niño entrar em ação é de 95%, isso é problema.

Confira à justificativa do requerimento do Edil:

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente;
Colegas Vereadores.

O município de Caraúbas deverá enfrentar o quinto ano seguido de estiagem, lamentavelmente, essa triste constatação se faz devido ao fato que em 2016, o mundo está sobre o efeito do EL Niño, esse fenômeno meteorológico afeta o clima em diversas partes do mundo, e no Nordeste brasileiro é responsável pelas secas e pelas enchentes na região sul.

A probabilidade do El Niño é de 95% em 2016, assim os meses de Fevereiro, Marco e Abril e Maio terão um período chuvoso, abaixo da normalidade, esse quadro será uma catástrofe para os nossos agricultores, não só os de Caraúbas, mais do Nordeste à fora. Entretanto dado os nossos limites geográficos, é necessário uma ação eficácia dos poderes, em todas as esferas,  para passarmos a adotar medidas plausíveis e rápidas para encontramos meios de convivermos com essa seca, que já é a maior dos últimos 50 anos e poderá se tornar a maior da história de Caraúbas e do semi árido potiguar.

Dentro dessa ótica preocupante, estamos solicitando a realização de uma audiência pública, para buscarmos todos juntos, meios para amenizarmos as ações da estiagem,  tais como, a construção de barragens submersas e sucessivas, perfurações de poços tubulares, construção de adutoras, perenizações dos açudes do Santo Antônio e Apanha Peixe através dos rios que os margeiam, construção de cacimbas, aumento da operação carro pipa, construção assim de uma programa de convivência com a seca, para termos subsídios futuros para enfrentarmos de frente a seca.

Sabemos que a tarefa não é fácil, contudo acreditamos que com a união das forças federais, estaduais e municipais poderemos somarmos forças e realizarmos um grande serviço em prol do nosso povo e assim da nossa população.


Contamos com o apoio dos nossos pares na aprovação desse requerimento, dado sua relevância, em nossa ótica, para o desenvolvimento do município de Caraúbas.


Sala das Sessões “Lauro Fernandes Pamplona”

Câmara Municipal de Vereadores

Caraúbas – RN, em 05 de Novembro de 2015.


 Édson Moraes

Vereador Édson Moraes sempre atuante...
Edis presentes na sessão!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »