-

* Em Caraúbas, homenagem dos professores e servidores na despedida do professor Almiro de França.

Texto de Juscileide Cruz...

E hoje, no céu, muito cedo, pontual como sempre foi, o Prof. Almiro Silva chegou. Na hora da chamada, seu nome já estava no Diário Divino. Como excelente Geógrafo, com certeza levou um mapa de Caraúbas, sua cidade querida com a localização da Escola Estadual Sebastião Gurgel, sua segunda casa. 

Esta carta geográfica será guardada como muito carinho e zelo no baú da saudade que ele sentirá todos dias da Terra das Caraubeiras. No Lar Celeste irá contemplar de perto as constelações, os planetas, o astro rei, a Lua bela. Com toda sua competência, disciplina, traçará os paralelos e os meridianos, medirá a latitude e a longitude para saber se localizar, sem GPS, instrumento do planeta Terra. Agora, Prof. Almiro você repousa na amplidão do firmamento, observando de muito perto a Via Láctea, o Cruzeiro do Sul. Sentirá um clima bem mais ameno, sem a aridez do Sertão Nordestino, caminhará num solo bem diferente deste nosso país tropical que é tão próximo à linha do Equador, sem se preocupar com o horário de verão. 

O tempo passará, sem se preocupar com as estações do ano. Mas aqui, Almiro sua falta será enorme. Sem a Feira das Nações que você tão bem coordenou na nossa Escola, sem as Feiras de ciência ou qualquer evento que lhe fosse entregue, pois o resultado era sempre sucesso garantido. Você foi sempre o Professor que não faltava, que bem cedo cumpria sua carga horária, que zelava cuidadosamente seus diários, todo seu material cartográfico, que fazia suas aulas diferentes, sempre impondo limites e cultivando a amizade de seus alunos. É, Almiro, sempre nos demos muito bem, como sua Professora, Supervisora no Projeto LOGOS II, sua colega de trabalho e até sua Diretora. Em muitos momentos éramos muito parecidos. 

Até aniversariávamos no mesmo dia. Você marcou sua passagem por aqui de forma brilhante na Educação, se doando, fazendo a diferença. Adeus, Almiro! Caraúbas deve muito a você. Nós ficamos muito pobres com sua partida. O magistério do nosso Estado o agradece e reconhece a sua grandeza. A Escola Estadual Sebastião Gurgel nunca mais será a mesma. Hoje seu nome significa SAUDADE!
 
Adeus professor...
h
Educação em luto...
Almiro da Silva.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »