-

* Em Caraúbas, Profissionais de Escolas Municipais recebem certificados da capacitação das Cisternas Escolares.

No encerramento do ciclo de capacitação para os profissionais da educação ligados ao CEMER – Centro Municipal de Ensino Rural, receberam os certificados como comprovação que estão devidamente capacitados para um manuseio adequado da água, assim como transmitir aos alunos todo o conhecimento. As unidades de ensino que eles atuam foram contempladas com o programa Cisternas nas Escolas.

Segundo os orientadores do curso, o objetivo deste é Sensibilizar educadores/as a refletir sobre a importância da valorização do saber popular, reconhecendo a cultura local e buscando ações e estratégias que contribuam para um outro olhar para o Semiárido tanto no âmbito escolar como em toda comunidade.

A unidade Gestora responsável pela execução do Projeto na região do Médio Oeste Potiguar é o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Terra Viva – que é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que desde a sua fundação atua na Assessória Técnica a agricultores (as) familiares, tendo sede em Apodi e Mossoró – RN

Além dos professores e demais profissionais das escolas de Caraúbas, também participaram servidores da cidade de Janduis/RN. Na entrega dos certificados entre outros, estiveram presentes os facilitadores e representantes da Terra Viva, Adriano Oliveira, Claudia Mota e Joelma Menezes; A diretora do CEMER, Calingia Katia; e a Secretária de Educação de Janduis, Ady Gurgel.

O Programa Água Para Todos é uma das ações do plano do governo Social (BSM - Plano Brasil Sem Miséria), a partir da necessidade de se universalizar o acesso à água e seu uso para população carente, residente em comunidades rurais não atendidas por esse serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. Em 2013 a ação foi regulamentada, sendo instituído o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água da Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – Programa Cisternas (Lei 12.873 de 10 de outubro de 2013). A iniciativa das Cisternas nas Escolas é uma ação do Programa Água para Todos. Objetiva viabilizar a implantação de cisternas para captação e armazenamento de água para consumo humano em escolas públicas da zona rural do Semiárido brasileiro.

Em Caraúbas, a construção das cisternas estão em andamento. Foram contempladas as unidades de ensino: do São Geraldo, "Núbia de Oliveira"; sítio “Xique-xique”, Escola "Adelino Sena de Lima"; da comunidade “Galho do Angico”, "Sebastião Pinto de Queiroz"; a Creche da Petrolina; Escola da Ursulina, "Maria Aldenora Gurgel"; da comunidade Abderaman, "Ubaldo Fernandes"; e a Escola da comunidade Santo Antônio, "Manassés Braga".
Reunidos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »