-

* Tiro curto: TSE aprova calendário com campanhas reduzidas em 2016.

As campanhas de 2016 serão um mês e meio mais curtas em relação às eleições anteriores. A diminuição foi determinada pela reforma aprovada pelo Congresso Nacional neste ano e oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, quando foi aprovado o calendário eleitoral da disputa municipal. No ano passado, a propaganda eleitoral começou em 6 de julho. No ano que vem, será permitida a partir de 16 de agosto.

Também por conta da reforma, os candidatos terão uma semana a menos no horário eleitoral gratuito transmitido em rádio e televisão. No ano passado, esse tipo de propaganda começou a ser veiculado em 19 de agosto. Em 2016, vai iniciar no dia 26 de agosto.

Ainda segundo o calendário eleitoral, o prazo para o pedido de registro de candidaturas termina no dia 15 de agosto. Antes da reforma, esse prazo acabava no início de julho. O texto da norma foi aprovado por unanimidade, em sessão rápida do TSE. O calendário traz todas as datas e prazo para as eleições, que estão marcadas para acontecer em todo o país no dia 2 de outubro. Serão eleitos prefeitos e vereadores.
TSE aprovou!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »