-

* Por que o Carnaval acontece tão cedo em 2016?.

Em 2011 a terça-feira de Carnaval foi em 8 de março. Em 2015 caiu em 17 de fevereiro, bem mais cedo. Mas agora em 2016 a terça de Carnaval acontece ainda mais cedo, no próximo dia 9 de fevereiro. Você sabe porque a data do Carnaval muda a cada ano? E por que o Carnaval acontecerá tão cedo em 2016?

Tudo gira em torno da data da Páscoa que, de uma forma mais moderna, é obtida pela seguinte regra astronômica: “A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março”. Note que 21 de março é a data aproximada do equinócio (de outono, no hemisfério sul, ou de primavera, no hemisfério norte).

Para descobrir a data da terça-feira de Carnaval basta seguir os passos descritos abaixo (e numerados na figura/calendário acima). Quatro passos para calcular a data da terça de Carnaval:

1° passo:
Procure no calendário o dia 21 de março, data aproximada do equinócio. Em 2016 é uma segunda-feira.

2° passo:
Consulte um calendário lunar confiável para descobrir em que dia vai acontecer a primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016, a primeira Lua Cheia depois de 21 de março acontece logo no dia 25 de março, quarta-feira.

3° passo:
Encontre o primeiro domingo depois dessa primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016 é o dia 27 de março. Você acaba de descobrir a data da domingo de Páscoa. E é claro que um dia antes da Páscoa é o Sábado de Aleluia e dois dias antes a Sexta-Feira da Paixão.

4° passo: A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 47 dias antes do domingo de Páscoa. Confira no calendário acima, onde contei os dias até chegar na terça de Carnaval que em 2016 é 9 de fevereiro.
calendario
Explicado.
UOL
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »