-

* A chuva fez o papel do Estado: Com chuva, solo encharca e túnel aberto por presos desaba em Alcaçuz.

As chuvas que caíram neste final de semana ajudaram a evitar uma nova fuga na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. Com o solo encharcado, um túnel aberto pelos detentos do pavilhão 4 cedeu e a escavação desmoronou. Até o momento não há informações de nenhum preso soterrado, mas agentes do Grupo de Operações Especiais farão uma recontagem ainda nesta segunda-feira (04).

Zemilton Pinheiro da Silva, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), disse ao G1 que a revista que será feita pelo GOE também pode revelar se o túnel foi aberto recentemente ou se é uma escavação antiga. A parte que cedeu, ainda de acordo com ele, fica perto do pavilhão 5, como é chamado o Presídio Rogério Coutinho Madruga, unidade anexa a Alcaçuz. “A escavação seguia em direção ao muro”, acrescentou.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Tem capacidade para 620 internos, mas atualmente abriga 1.100 detentos.

Presos são resgatados em Patu
Em Patu, cidade da região Oeste do estado, os presos tiveram mais sorte. Quatro fugiram na madrugada desta segunda-feira (4). De acordo com a Coape, os detentos serraram as grades de uma cela, pularam o muro da unidade e foram resgatados. A fuga aconteceu por volta de 1h30. O prédio do CDP é um complexo onde também funcionam a companhia da Polícia Militar e a delegacia de Polícia Civil da cidade.

Fugas em 2016
Com a fuga do CDP de Patu nesta segunda, chega a 143 o número de detentos que conseguiram escapar este ano do sistema prisional potiguar. Antes, no dia 27 de março, sete presos arrancaram um vaso sanitário e fugiram pelo esgoto do Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz. A unidade fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Calamidade
O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais seis meses o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição do dia 17 de março do Diário Oficial do Estado (DOE). O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".
Com o solo encharcado, túnel aberto pelos detentos do pavilhão 4 cedeu e a escavação desmoronou (Foto: G1/RN)
A chuva fez o papel do Estado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »