-

* Agora lascou: Cientistas acreditam que zika possa ser transmitido por beijo e sexo oral.

Cientistas levantaram a possibilidade de o vírus da zika ser transmitido pelo sexo oral –ou talvez até pelo beijo– em um artigo da revista médica “New England Journal of Medicine”, citando um caso na França.
Um único incidente pode parecer pouco. Mas até o começo deste ano só havia um caso registrado de transmissão sexual do vírus: em 2008, um pesquisador que voltou da África infectou sua mulher no Colorado (EUA).

Agora cientistas acreditam que a transmissão sexual seja uma via importante da epidemia de zika na América.

Casos da infecção foram registrados em dez países onde não há mosquitos que transmitem o vírus, incluindo Alemanha, Itália, Portugal e Nova Zelândia.

O caso francês é de um homem de 46 anos que esteve no Rio de Janeiro e voltou a Paris no dia 10 de fevereiro, depois de apresentar sintomas do zika ainda no Brasil.

Ele e sua parceira de 24 anos tiveram relações sexuais sete vezes entre os dias 11 e 20, cada uma envolvendo sexo vaginal sem ejaculação e sexo oral com ejaculação.

O casal estava usando o sexo oral como forma de evitar uma gravidez, disse Yazdan Yazdanpanah, especialista em doenças infecciosas do National Institute of Health, pesquisador em Paris e um dos autores do artigo.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »