-

* Em Caraúbas, a educação é prioridade e o IDEB comprova essa realidade.

"É com trabalho que se realiza sonhos"

Com essa frase quero iniciar minhas palavras de agradecimento por tudo que tem ocorrido com a EDUCAÇÃO caraubense. Quero agradecer a Deus pela sabedoria que me deu para enfrentar os problemas nela encontrados. Agradecer ao prefeito Ademar Ferreira pela confiança em me entregar uma pasta tão importante em sua administração. A minha equipe pela bravura, compromisso e determinação na forma com que tem atendido meus apelos e nosso planejamento. A todas as 28 Escolas da rede, com as quais trabalhamos, estande nelas estendidos os agradecimentos a todos os estudantes, pais, servidores, pessoal de apoio, supervisores, em fim a todos que estão inseridos nessa missão tão importante de educar pessoas e qualificar para o futuro pessoal, do município, do Estado e do país.
O nosso trabalho tem sido reconhecido por todos, pois temos visto muitas coisas boas ocorrendo em nossas Escolas e por conseguinte em nossa EDUCAÇÃO. Escolas ampliadas, reformadas com bibliotecas, salas de AEE, brinquedotecas, escolas climatizadas, com marcas diferenciadas pelas bandeiras de cada uma, criadas nesse nosso período a frente desta Secretaria. As Escolas com Educação de Jovens e Adultos como nunca se teve tanta matricula como agora. Nosso olhar sempre foi pelo melhor, sem levar em contas bandeiras partidárias, até porque entendemos que a Educação só deve ter uma única cor, a da ampliação de vagas, da permanência e do sucesso. Estivemos sempre a procura da qualidade para nossa EDUCAÇÃO e pra isso não medimos esforços. Na história da Educação caraubense, em nenhum período se viu a merenda escolar em tanta quantidade e qualidade. Isso é comprovado por todos os nossos servidores e corroborados pelos Conselhos da Merenda Escolar e do FUNDEB, além do Conselho Municipal de Educação.

Algumas pessoas podem se perguntar e porque estás fazendo todo esse histórico no dia 8 de setembro de 2016??

Eu respondo, vou responder: Por dois motivos: 

1º Para agradecer o envolvimento das Escolas nas nossas ações. Conseguimos nesses últimos 3 anos colocar o Desfile Cívico do 7 de setembro como um do maiores eventos do Calendário Cultural do Oeste potiguar. Ação essa organizada por nós da Secretaria de Educação e realizada pelas Escolas e Instituições do nosso município.
Na verdade tem sido todas as atividades culturais feitas por nossas Escolas verdadeiras obras de arte e de compromisso.
Mas na verdade, o que me trouxe aqui para sentar em frente ao meu computador e escrever esse texto foi o resultado do IDEB (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) que mede a qualidade da educação dada as Escolas do Brasil. Eu entrei em 02 de abril de 2013 como Secretário de Educação com o pensamento de melhorar a qualidade de nossa Educação. Planejamos, corremos atrás, reestruturamos. Com foco na melhoria corremos para formação Continuada de nossos servidores em todas as esferas. E o foco principal era obter um bom índice no IDEB. E hoje pra minha alegria, de nossa equipe de governo e da Secretaria de Educação ele saiu. E não para nossa surpresa, mas para nossa confirmação nosso município teve dados muito expressivos. Os índices do IDEB de 4º e 5º ano são dados que mostra seriedade com a qual temos trabalhado em nossas Escolas. Passamos de 3.7, dados de 2013 para 4.8. ou seja subimos 1.1 na escala. Esse índice de 4.8 era esperado para 2021 segundo o MEC.
O resultado de 8º e 9º ano muito nos alegrou, pois desde que iniciou essa pesquisa pelo INEP, nunca nosso município alcançou dados tão importantes, passamos de 3.2 para 3.9, ou seja subimos 0.7 na escala do INEP. Ainda nessa faixa não atingimos a estimativa do MEC,mas com esses dados ficamos muito bem para já em 2017 passarmos essa marca. Assim quero apresentar a todos e todas que nos ver pelas redes sociais a nossa alegria em dizer que nosso município está no rumo da EDUCAÇÃO que queremos e para concluir digo: "ainda não somos o que queremos ser em EDUCAÇÃO, mas também não somos o que fomos no passado"

Sinto-me muito feliz em compartilhar com todos vocês esse texto.

Francisco Robenildo de Lima

Secretário de Educação
Parabéns.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »