-

* Hospital no RN está sem água há 8 dias e cirurgias podem ser canceladas.

O Hospital Regional de Santo Antônio, município distante 70 quilômetros de Natal, está sem água há 8 dias. A unidade tem 40 leitos e é responsável por atender pacientes de 23 cidades da região Agreste potiguar. A demanda no pronto-socorro é de 300 pessoas por dia. O problema acontece porque a cidade de Santo Antônio enfrenta um racionamento no abastecimento de água. O fornecimento é feito dia sim e dia não. Mas a vazão não é suficiente para levar a água até a caixa do hospital.

Cícero Paulino Gomes está internado com um problema gástrico. Ele tem que se virar para tomar banho. "Bota água num balde, bota uma vasilha. Quando precisa de ajuda, me dão banho. Quando não precisa, eu mesmo tomo. Pego água, passo o sabão na cabeça e haja água".

É assim em todos os banheiros: o balde fica com água para o banho dos pacientes. Já os acompanhantes têm que ir para casa. É o caso da dona de casa Marilene Costa. "Tá muito triste sem água, porque não tem como dar banho nos pacientes. A gente pega de balde em balde pra trazer pra dar banho neles. Quando termina joga água lá, enxuga tudo e pronto. Os acompanhantes tomam banho em casa".
Bacias com água são usadas para funcionários do hospital lavarem as mãos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Sem água.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »