-

* Após restrição de uso da água, mais 3 cidades entram em colapso no RN.

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o abastecimento das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando, neste sábado (19). Desde o último sábado (19), a Agência Nacional de Águas (ANA) estabeleceu restrições para uso de água da bacia que abastece a região. De acordo com a Caern, a suspensão foi necessária devido a baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. A Companhia ainda não tem previsão para retomada do abastecimento e estuda solicitar aumento da vazão da água vinda da Paraíba.



Desde domingo, a ANA indicou retirada imediata das bombas de água para os usos não prioritários, como por exemplo irrigação. A retirada de água deve ser exclusiva para consumo humano e animal. A ANA, o Igarn e a Aesa alertam que o descumprimento das regras será considerado infração gravíssima e pode gerar multa, lacre e apreensão de bombas.


Em nota, a Caern explica que "não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água na região. As cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais, estadual e federal". Medidas paliativas serão colocadas em prática ainda nesta semana, afirmou a Caern.

Do G1 RN
Com a seca que assola o RN há cinco anos, animais mortos às margens das rodovias que cortam o estado fazem parte de um cenário desolador  (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)
Situação é muito delicada.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »